Atendimento

Como funciona o sistema CFTV?

23/03/2018 15:04 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
De acordo com pesquisa realizada em 2016 pela empresa de estudos de mercado Growth for Knowledge (GfK) com 21 países, o Brasil é, com 64%, o país número 1 quando se trata de preocupação com a segurança. O alto índice de violência nos meios urbanos faz com que, cada vez mais, pessoas busquem por meios de se proteger de quaisquer infortúnios. Nesse contexto, existe uma grande busca por pela instalação de sistemas de vigilância como Sistema CFTV. Mas você sabe o que é e como funciona esse sistema?

O QUE É SISTEMA CFTV

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um sistema de transmissão de sinal fechado, onde os sinais não são distribuídos de forma pública, mas são monitorados para fins de vigilância e segurança.  O conceito de CFTV baseia-se na instalação estratégica das câmeras para observação privada através de monitores e é chamado de circuito fechado de TV, pois a conexão entre os monitores, câmeras e gravadores de áudio acontece por meio de um cabo coaxial  ou link wireless específico para esse tipo de comunicação. O sistema deve ser configurado por um técnico de segurança que definirá acessos limitados, por questões de segurança.

O uso mais conhecido do CFTV é, provavelmente, o sistema de segurança, aplicado em lojas, supermercados, bancos e qualquer outro estabelecimento público que utilize sistemas de vigilância. Antigamente, esse sistema de monitoramento utilizava monitores de baixa qualidade, preto e branco e sem opções de interatividade. Hoje, graças à evolução da tecnologia, os monitores além de coloridos e de alta resolução, fornecem ao administrador do CFTV a possibilidade de interagir com as imagens, utilizando, por exemplo, a função de zoom em uma área ou pessoa específica e, em alguns casos, reconhecimento fácil. Ferramentas que possibilitam melhor vigilância e maior segurança para quem o utiliza.

COMO FUNCIONA A INSTALAÇÃO

O circuito funciona da seguinte maneira:

1) A câmera de vigilância envia o sinal dos vídeos ou imagens para a o sistema de gravação, denominado DVR Stand alone que recebe os arquivos e os armazena onde foi pré-determinado;

2) Para que a câmera funcione em harmonia com o sistema, é necessário que um balun seja instalado entre os equipamentos, para evitar a perda ou interferência no sinal;

3) A fim de conseguir o melhor funcionamento do sistema de câmeras, é instalada uma fonte de alimentação de boa qualidade que adeque também o dimensionamento da câmera para o monitor, assim, a qualidade e o sinal não são perdidos durante a transmissão;

4) Por último, para que todo o equipamento, inclusive o DVR, funcione normalmente, é necessária uma boa fonte de alimentação e ambiente adequado e refrigerado para não danificar o equipamento.

É de extrema importância que todo o processo de instalação seja realizado por um profissional especializado em CFTV, que irá criar um projeto adequado às suas necessidades e encontrará os melhores posicionamentos de câmeras, configuração do equipamento e ainda poderá prestar suporte para o sistema de vigilância, além de ensiná-lo a operar os equipamentos da melhor – e mais segura – forma possível.

Se interessou pelo nosso conteúdo? Acesse o blog e fique por dentro das notícias relacionadas à segurança. Quer segurança e praticidade? Agende uma visita (gratuita) com um de nossos consultores comerciais, que irá avaliar a situação e oferecer os melhores projetos, personalizados às suas necessidades. Ligue agora para nossa central de negócios no telefone: (31)3377-2913.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.