Se você está pensando em proteger o seu estabelecimento, está na hora de saber o que é a concertina e para que ela serve.
Infelizmente, cada vez mais os grandes centros estão precisando de uma proteção extra pelo aumento dos casos de roubos e invasões.
Portanto, muitas pessoas optam pela instalação de cercas nos seus estabelecimentos, impedindo que qualquer pessoa pule o muro e invada o local.
Então, continue lendo o artigo até o final para saber o que é concertina e porque ela é tão importante.
O que é concertina?
Mas, afinal, o que é a concertina? É um tipo de cerca, que funciona como barreira para impedir que pessoas entrem em algum lugar.
Em geral, ela é colocada na parte de cima dos muros ou portões, tornando difícil alguém passar por ali para entrar em uma casa, prédio ou qualquer tipo de imóvel.
Ou seja, é aquilo que fica em cima do muro impedindo que alguém pule o muro para invadir o local, por se tornar perigoso.
Por isso, é importante entender do que a concertina é feita, que a faz ser tão perigosa a ponto de espantar pessoas com más intenções.
Ela é feita de aço e tem uma forma de espiral, como se fosse uma mola em cima do muro da sua casa.
Entretanto, ela tem umas lâminas pontudas e que são cortantes e podem perfurar a pele de quem encosta ou raspa nela.
Portanto, se alguém tentar invadir uma casa que é cercada com concertina pode se machucar gravemente, fazendo feridas profundas na parte do corpo que raspar na cerca.
Muitas pessoas confundem como o arame farpado, mas é na verdade uma evolução dele, pois é mais perigosa e é mais difícil você cortar uma concertina do que cortar um arame farpado.
Em geral, foi criado para proteger prisões e áreas militares, mas hoje em dia é muito usado em todos os tipos de estabelecimento, desde residências, até estabelecimentos comerciais, de negócios, e condomínios.
A sua forma em espiral torna a concertina ainda mais eficiente, pois garante tenha lâmina pontiaguda em todos os lados da cerca, protegendo a área por todos os ângulos.
O que é concertina: Tipos
Existem diversos tipos de modelos de concertina, variando o tipo de farpa, o tamanho e a aparência, fazendo com que o seu preço e qualidade também varie muito.
Na verdade, a concertina pode variar de acordo com a chapa onde é fabricada, tamanho, e diversos outros fatores.
Mas, a principal classificação da concertina é se ela é simples ou clipada, e a sua escolha irá depender do tipo de estabelecimento que você quer proteger.
A concertina clipada, também conhecida como dupla, é escolhida para lugares que precisam de mais proteção, por terem mais aço em cada volta da espiral.
Isso faz com que ela fique mais grossa e, consequentemente, torna mais difícil o seu corte ou rompimento.
Portanto, é um investimento maior, para lugares que precisam de mais proteção. Já a simples só tem um fio de aço.
Na prática, se alguém conseguir cortar a simples, toda a concertina pode cair. Já alguém conseguir cortar a dupla é algo que dificilmente aconteceria.
O que é e a importância da concertina
Como foi falado anteriormente, é uma versão melhorada do arame farpado por ter uma aparência mais perigosa, deixando pessoas más intencionadas longe.
Mas, não é só pela aparência, ela realmente é mais perigosa e mais resistente, fazendo com que seja mais difícil cortar a concertina para invadir o estabelecimento, não sendo possível com o alicate normal.
Além disso, se alguém conseguir cortar a concertina em algum ponto, não afeta o resto da cerca.
Ou seja, a pessoa teria que voltar exatamente pelo mesmo lugar. Por isso, pode ser mais eficiente do que uma cerca elétrica, por exemplo.
Afinal, não depende de energia elétrica constante. Outra vantagem é que a concertina não precisa de muita manutenção, podendo ficar muito tempo sem qualquer tipo de gasto extra.
Isso acontece porque o seu material recebe um tratamento que aumenta a sua vida útil, tornando o material mais resistente ao tempo.
Ainda, é um dos materiais de proteção mais fáceis de instalar que existem no mercado, economizando seu tempo e seu dinheiro na instalação.
Como escolher uma concertina
Como foi mencionado anteriormente, existem diversos tipos de concertina, e o que você deve escolher vai depender do que você precisa.
Mas, em geral, existem alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher o seu produto para garantir a sua qualidade.
Por exemplo, preste atenção na qualidade do arame utilizado. Pois, para ser resistente, deve ter a maior parte da sua composição de aço e não de arame normal que acaba sendo menos duro.
Além disso, quando as lâminas são fabricadas, elas podem ser fabricadas com diferentes topos de chapa, e isso faz diferença na qualidade final.
A que dura por mais tempo é o Galvalume. Portanto, se for uma opção, é a mais resistente e a que trará mais segurança para a sua resistência.
Ainda, preste bem atenção no tamanho das lâminas. Pesquise bem para saber o que você deseja, pois elas podem variar em todos os aspectos, desde largura e comprimento, até o espaço entre uma lâmina e outra.
Entretanto, talvez uma das melhores dicas para a hora de comprar a concertina seja pesquisar bem a marca.
Pois, são muitas marcas de concertina no mercado hoje em dia. Por isso, escolha uma confiável, procure as opiniões dos clientes e especialistas antes de mandar instalar.
Conclusão
Portanto, dependendo do seu estabelecimento, você precisa de uma concertina simples ou dupla, com mais ou menos espaçamento.
E aí, esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe aqui o seu comentário.
Categorias
- Sem Categoria
(0)
- Residência
(15)
- Posto de Gasolina
(6)
- Saúde
(1)
- Restaurante
(1)
- Comércio
(11)
- Empresa
(5)
- Supermercado
(4)
- Campanhas Promocionais
(1)
- Condomínio
(47)
- Educação
(4)
- Notícias em Geral
(63)
- Transporte
(2)